Você tem perfil para vendas? Descubra quais as habilidades que esse profissional precisa ter

Você tem perfil para trabalhar com vendas? Entenda o que um vendedor deve saber

Há quem diga que qualquer pessoa possa trabalhar com vendas. Mas não é bem assim. Umas das profissões mais antigas do mundo, o vendedor é reconhecido desde a Revolução Industrial na Inglaterra, na metade do século XVIII, sendo o profissional que está sempre em constante evolução a adaptação.

Ser vendedor parece fácil, mas não é. Hoje em dia o mercado exige algumas habilidades, atitudes e comportamento profissional para lidar clientes exigentes e uma concorrência agressiva. Com a facilidade da tecnologia, por exemplo, os clientes estão cada vez mais informados, por isso o vendedor deve surpreendê-los.

A inovação está a nosso favor e os vendedores devem ter afinidade com os recursos disponíveis. Hoje em dia as pessoas buscam além do produto, boas referências e informações online. Use as redes sociais e o site da sua empresa para expor seu produto e se comunicar com o público conectado na rede.

As pessoas buscam uma solução para os problemas e cabe ao profissional vender a melhor o melhor produto/serviço levando em consideração alguns fatores e processos. É preciso dominar as técnicas e estratégias de vendas para que todas as etapas entre a prospecção e o pós-venda tenham sucesso.

E lembre-se, o vendedor é a imagem da marca, assumindo uma posição na linha de frente e assumindo riscos e responsabilidades. Por isso, é importante estar bem preparado para os desafios, estudar o mercado e gerar resultados para enfrentar uma das áreas mais competitivas.

Pensou em começar a trabalhar com vendas? O Eu Quero SC traz informações sobre as principais habilidades que é preciso ter ou desenvolver para se dar bem nessa área. Confira:

1 – Boa comunicação

A habilidade número um quando falamos de vendas. Afinal, o profissional deve se comunicar de forma clara e objetiva com o seu público, transparecendo confiança para o cliente. É importante treinar o discurso, ter respostas diretas e certeza sobre o assunto. Não deixe dúvidas no ar, crie um vínculo com o seu consumidor.

2 – Saber escutar

O foco é o cliente com suas necessidades e limitações. Por isso, ouça o que ele tem a dizer, entenda o motivo da busca pelo seu produto/serviço, os desafios e estude uma solução. Explique tudo com calma, se necessário faça demonstrações e ajude o cliente na tomada de decisão.

3 – Entender o produto/serviço

Conhecer é uma coisa, entender é outra. Por isso, busque entender os benefícios e as fraquezas do seu produto/serviço e estude o seu público-alvo. Você deve ser especialista no assunto, se comunicar diretamente com eles e dominar a conversa, respondendo todas as dúvidas que os clientes tem. Observe as possíveis necessidades do seu consumidor e antecipe a melhor forma de atendê-lo.

4 – Oferecer valor e solucionar problemas

Valor e custo são duas coisas diferentes no mundo das vendas. Estudar o produto/serviço, mostrar o valor para o cliente e solucionar o problema são atividades essenciais. Apresente o potencial, destaque as vantagens, benefícios e ganhos com o investimento. O preço será apenas detalhe quando descobrir que está levando uma solução para casa.

5 – Empatia

Se coloque no lugar do cliente para viver suas dores e necessidades. Escute com atenção e seja um ponto de apoio durante a compra. E lembre-se do mais importante, não faça falsas promessas. Se não tiver a solução ideal, seja sincero e explique o motivo.

6 – Pesquisa de mercado

Conheça o mercado de trabalho, pesquise sobre as tendências e as marcas concorrentes. Use a tecnologia para estar sempre bem informado e à frente do seu cliente.

7 – Organização

Seja organizado e pontual para demonstrar profissionalismo. Tenha todos os seus materiais organizados e as informações atualizadas para garantir um bom atendimento aos seus clientes e fornecedores.

8 – Marketing pessoal

Você é o primeiro contato do cliente com a marca, tornando-se uma referência. Avalie qual imagem quer passar, pois a sua aparência diz muito sobre você. Trabalhe no marketing pessoal, desde a aparência até sua postura e conduta. Disciplina é uma das prioridades para o vendedor, que deve transmitir uma imagem profissional.

9 – Adaptação

Cada dia é um dia e um bom profissional se adapta às adversidades do mercado de trabalho. Tudo é uma variável, principalmente a situação financeira. Busque entender as mudanças e encontrar soluções viáveis.

10 – Saber lidar com metas

A maioria das lojas e empresas trabalham com metas para os vendedores. Afinal, é uma forma de incentivar o trabalho. Para quem quer trabalhar com vendas, é fundamental ser organizado e estabelecer regras para cumprir as metas de curto ou longo prazo.

11 – Pós-venda

Procure enxergar além do seu produto. Faça networking e mantenha contato com os seus clientes mesmo depois de efetivar a venda. Ele ainda é um potencial consumidor no seu radar, independente da sua área de atuação. Converse com o cliente após a venda, saiba se o produto atendeu as expectativas do consumidor ou não e use essas informações a seu favor na empresa e para futuras negociações.

Para saber mais sobre o mercado de trabalho, acompanhe o blog do Eu Quero.