Veja os 6 melhores livros para quem quer alavancar a carreira em 2020

Os conteúdos contém dicas de especialistas tanto para quem quer evoluir na carreira em que atua, como para quem deseja empreender

Todo começo de ano fazemos promessas e estipulamos novas metas. Isso abrange diversas áreas da vida, como melhorar as relações pessoais, ser mais saudável, poupar mais dinheiro, aprender novas coisas e alavancar a carreira. Para este último, é preciso foco, dedicação e estudo, e nada melhor do que aprender com quem alcançou o sucesso.

Por isso, a lista abaixo traz os 6 melhores e mais vendidos livros sobre carreiras. Os conteúdos abordam desde como ser promovido, até como começar uma empresa do zero.

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Neste livro, Charles Duhigg demonstra um profundo estudo sobre os hábitos e a explicação de como eles podem ser transformados, para ter resultados melhores em diversos âmbitos da vida. O livro aborda desde como pequenas mudanças podem impactar na saúde futura, como ao optar por subir escadas ao invés de pegar o elevador, até como ter resultados positivos para aumentar a produtividade, conquistar estabilidade financeira e a felicidade plena. 

Entre os exemplos abordados no livro estão o de uma jovem que transformou quase toda a sua vida, parou de fumar, conseguiu completar uma maratona e foi promovida. Um estudo feito por neurologistas mostrou que as mudanças de padrões que ocorreram dentro do cérebro da garota foram fundamentais para alcançar os resultados. 

Outro caso explicado no livro é de um diretor que assume uma das maiores empresas dos EUA, e tem como objetivo melhorar um padrão entre os funcionários sobre como lidam com a segurança no ambiente de trabalho. Ele consegue aplicar a metodologia e como consequência a empresa alcança o melhor desempenho no índice Dow Jones. 

Por fim, o autor Charles Duhigg apresenta um estudo sobre a natureza humana e o potencial da transformação de hábitos.

Leia também: 5 séries do Globoplay para quem está a procura de emprego

Rápido e Devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

Este livro aborda uma viagem pela mente humana, onde o autor explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional, enquanto a outra é mais lenta, deliberativa e lógica. 

Daniel Kahneman relata nessa análise as capacidade, defeitos e vícios do pensamento rápido e do lento. Afinal, aprendendo sobre como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos, poderemos fazer escolhas mais inteligentes em momentos de decisões estratégicas e de dificuldades, isso serve tanto para a vida pessoal, como para a profissional. 

O autor usa exemplos para explicar quando podemos ou não confiar na nossa intuição.

A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill

Escrito pelo jornalista Napoleon Hill, este livro traz ao leitor dezesseis lições práticas para o sucesso profissional. Para produzir o conteúdo, o jornalista deu início em 1908 a uma série de entrevistas com homens que haviam conquistado o auge de suas carreiras. 

Em duas décadas ele ouviu mais de 16 mil pessoas, entre essas os 500 milionários mais relevantes da época. Foram ouvidos ou estudados nomes como Thomas Edison, Graham Bell, Henry Ford, Roosevelt e Rockefeller. 

Toda essa análise tinha como objetivo detectar o que havia de especial neles, qual o segredo do gene do sucesso ou se havia alguma lei que permitia identificar em cada indivíduo o potencial para vencer na vida.

Foco, de Daniel Goleman

Normalmente, as pessoas ficam distraídas por mais de 40% de tempo enquanto leem um texto. Os motivos são muitos, desde as interrupções de notificações no celular, ou simplesmente a mente divagando entre pensamentos. Neste livro, o autor do best-seller “Inteligência Emocional”, Daniel Goleman explica que a atenção funciona de forma parecida com um músculo: é preciso exercício para fortalecer e desenvolver. 

Nada Easy, de Tallis Gomes

O livro escrito pelo fundador da Easy Taxi e da Singu explica quais são os passos para validar uma ideia, abrir um empreendimento e fazê-lo crescer, sem perder tempo e recursos por algo que as pessoas não pagariam. Tallis conta também sobre a sua trajetória e dá dicas práticas para alcançar o sucesso com uma startup. O autor já foi listado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais transformadores do Brasil, eleito o Young Leader of The Year nos EUA e eleito pelo MIT um dos jovens mais inovadores do país.

Mude ou Morra: Tudo que você precisa saber para fazer crescer seu negócio e sua carreira na nova economia, de Renato Mendes e Roni Cunha

A transformação digital vai e já está impactando empresas e pessoas em todos os setores da economia. Muitos empregos estão sendo destruídos, assim como grandes empresas estão fechando as portas, porque não entenderam o funcionamento da chamada Nova Economia. Redes sociais, IoT, Machine Learning, automação: a forma de se relacionar com os clientes mudou, e a forma de gerir a carreira também. 

Ao mesmo tempo, novas empresas e novos cargos estão surgindo, criando inovações e reinventando a forma de fazer negócios. As startups são a base da Nova Economia e mudando a forma como se agrega valor e se relaciona com clientes. 

Este livro traz um panorama sobre a Nova Economia e como redesenhar a carreira ou empresa. Os autores vivem o mindset das startups vitoriosas e sabem como ensinar a criar um negócio do zero ou a empreender dentro de uma grande corporação.

Aproveite as dicas para iniciar uma nova leitura e se preparar para o mercado de trabalho. Outras dicas estão disponíveis no site Eu Quero, que também reúne as principais vagas e oportunidades de emprego em Santa Catarina.