Trabalhar com propósito faz a diferença

Além da estabilidade financeira e segurança, os brasileiros valorizam cada vez mais a busca pelo propósito no trabalho. Funcionários, gestores, líderes e empresas vêm percebendo a importância de alinhar os valores pessoais com os objetivos profissionais, e isso se reflete na motivação, produtividade e na felicidade dos trabalhadores.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela plataforma Glassdoor mostrou que a busca por um trabalho que esteja mais conectado com seu propósito de vida é a principal razão para a troca de emprego dos brasileiros. O propósito em si não é – ou melhor, não precisa ser – a atividade profissional. Porém, trabalhar com algo que faça sentido e que esteja alinhada com aquilo em que se acredita é uma das formas de desenvolver ainda mais o senso de propósito.

Mas, afinal, o que é propósito?

Propósito é um objetivo, aquilo que queremos ser, fazer e a forma como queremos ser lembrados. É aquilo que nos motiva a continuar correndo atrás dos nossos sonhos. No trabalho, ter propósito é ver que a sua atividade tem uma razão de ser, saber que o que você faz contribui para a sociedade e para um mundo melhor, além de ser uma fonte de crescimento pessoal.

> 5 cursos gratuitos online para quem quer trabalhar com tecnologia

Um levantamento feito pelo Núcleo de Estudos Sodexo em 2019 indicou que, para 53% dos brasileiros, o propósito de vida está intimamente ligado ao trabalho. E faz sentido: passamos cerca de 40 horas (muitas vezes até mais do que isso) das nossas semanas nos dedicando à uma atividade profissional. Se ela não estiver alinhada aos nossos valores pessoais, é apenas questão de tempo para que o emprego se torne um grande fardo e fonte de estresse, cansaço e desânimo.

Por isso, grandes empresas como Google, Microsoft e muitas outras vêm implementando a metodologia de propósito. Na prática, isso significa que a empresa determina quais são os principais objetivos que deseja obter; a partir disso, os diferentes setores e funcionários trabalham de forma alinhada e com autonomia para alcançar esses resultados.

> Plano de carreira: dicas para o RH aderir ao processo

No âmbito individual, cada pessoa pode também buscar entender quais são seus sonhos e objetivos. Essencialmente, o propósito de cada um é o que dá sentido à vida. No ambiente de trabalho, é o sentimento de fazer parte de algo maior, de estar contribuindo para mudanças significativas no mundo, e também a satisfação de trabalhar com algo que se ama.

Como descobrir meu propósito?

Se o propósito de cada pessoa é único, como encontrar o seu? A descoberta do que te move e te faz sair da cama todos os dias parte de um processo de autoconhecimento: o que te motiva? Quais são as suas prioridades? O que é realmente importante para você?

Não espere ter todas essas respostas de um dia para o outro. O importante é manter em mente esses questionamentos e identificar, pouco a pouco, o que você valoriza de verdade. Seu propósito existe e está presente tanto nas coisas que você já fez quanto nos sonhos que você tem para o seu futuro.

> 10 coisas para não falar em uma entrevista de emprego

Uma parte fundamental desse processo é olhar para o presente. Se o seu ambiente profissional atual não está de acordo com o que é importante para você, é possível que você acorde toda segunda-feira já sonhando com o próximo final de semana, sem energia para executar suas tarefas. Uma forma de identificar se você está alinhado com seu propósito é se fazer algumas perguntas: estou feliz no meu trabalho? Sinto que o que eu faço contribui de alguma forma para aquilo que eu acredito? A empresa onde eu trabalho tem os mesmos valores que eu?

Há uma diferença grande entre trabalho e emprego: o trabalho é uma fonte de realização pessoal e profissional, enquanto o emprego nada mais é do que uma fonte de renda. Você trabalha por que ama e acredita no que faz, ou quer apenas pagar suas contas?

Vantagens de trabalhar com propósito

Quanto mais próximo você estiver do seu propósito, mais benefícios você vai sentir no seu dia a dia profissional. Afinal, trabalhar com motivação e ser capaz de enxergar um objetivo vai transformar seu emprego em uma carreira.

Você não vai sentir que está perdendo tempo

Quando você trabalha com propósito, as horas de expediente não são um fardo, mas sim uma fonte de prazer e motivação. Esse alinhamento entre a sua missão pessoal e os objetivos da empresa – seja você um líder, gestor ou colaborador – contribuem para o sentimento de felicidade no trabalho e para um dia a dia profissional mais agradável.

Você se sente mais produtivo

Com uma nova forma de olhar para o trabalho, enxergando um propósito nele, você se percebe mais disposto e motivado para cumprir suas tarefas. Seja dentro de uma empresa ou como autônomo, quando se tem uma meta real e alcançável, as atividades diárias se tornam mais prazerosas.

Aumento na motivação

Todas essas vantagens estão conectadas entre si: ter um propósito gera mais produtividade, e se perceber mais ativo leva a um sentimento de realização. Tudo isso contribui para que você se sinta mais motivado de forma constante, pois há um objetivo que você quer alcançar.

Você está em busca do seu propósito e quer fazer algumas mudanças na sua vida profissional? Acesse a página de vagas do Eu Quero e encontre o trabalho que mais combina com você e com os seus valores!

Leia também

Conquistar vaga de trabalho é primeiro passo para independência financeira feminina; saiba como alcançar a sua

Inteligência emocional: Por que tantas empresas estão buscando isso nos colaboradores?

Como ser vendedor em tempos de trabalho remoto