Tecnologia de app e sites para buscar emprego: 5 motivos da reinvenção dos classificados

Cansado de entregar currículos de porta em porta? Otimize o seu tempo e busque emprego online nos aplicativos e sites como o Eu Quero

As empresas acompanharam o desenvolvimento da tecnologia e hoje optam por anunciar vagas online. Sites, como o Eu Quero, e os apps “Empregos”, “Worker Hunt”, “LinkedIn Job Search”, “Go Talent”, “Jobr” e “Catho” são alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar a encontrar um trabalho. 

Fácil e rápido, a maioria é gratuito: basta se cadastrar e colocar todas as informações do seu currículo para filtrar a busca e se candidatar à vaga ideal. Hoje você pode procurar empregos pela localidade, setor, salário e até mesmo enxergar novas oportunidades de acordo com as suas habilidades, enquanto as ferramentas fazem tudo por você e até te avisam sobre novas vagas.

Alguns motivos justificam esta mudança de comportamento no mercado de trabalho. As empresas que ainda não se aliaram a essas ferramentas não devem demorar muito, pois a tecnologia chegou para somar e ajudar em processos como esse, onde os classificados passaram do papel impresso, comprado na banca de jornal, para o smartphone e computador. Confira cinco fatores determinantes que ajudam o profissional de Recursos Humanos na hora do recrutamento.

Agilidade

A tecnologia permitiu que os candidatos pudessem ter acesso a mais vagas em menos tempo e que as empresas preencham uma vaga mais rápido. A agilidade é um benefício para os dois lados, do empregador e do profissional. O acompanhamento de todo o processo também é visível, pois a cada passo dado uma notificação é recebida. Então se você se inscreveu para uma vaga, a empresa confirma o recebimento do seu currículo e assim por diante, facilitando a comunicação e agilizando o processo.

Novas vagas

Anunciar uma vaga nunca foi tão rápido e encontrar o candidato também. As empresas usam os apps e sites como grandes aliados para recrutar novos profissionais.

Ao alcance de um clique é feita a publicação de uma oportunidade de emprego, que chega rápido aos e-mails e smartphones. Uma dica: não se esqueça de se habilitar as notificações no site Eu Quero e nos apps para receber novas vagas e dicas do mercado de trabalho.

Leia também: Cinco cursos do futuro que irão revolucionar o mercado de trabalho e conectar funcionários e empresas

Seleção facilitada

A tecnologia permite que a seleção seja mais assertiva. Tanto a empresa quanto o candidato podem ser mais seletivos para escolher vagas. Os filtros ajudam a encontrar exatamente o que você procura de acordo com a cidade, cargo desejado e setor. Assim, você não se candidata para empregos que não buscam o seu perfil profissional e não cria expectativa e as empresas não recebem dezenas de currículos que não se encaixam na vaga. Facilitar a seleção é um ponto positivo para otimizar o tempo.

Possibilidade de escolher uma vaga em outra cidade

Todos os aplicativos e sites oferecem a busca por localidade. Se você está pensando em mudar de cidade ou país, ainda pode chegar ao seu destino empregado. Basta ativar a busca por emprego na área em determinada cidade ou país e não precisa sair de onde está para fazer entrevista e ser contratado.

Hoje as entrevistas podem ser feitas por videoconferência, até mesmo se candidatando para um trabalho na mesma cidade. Esta é uma iniciativa que ajudou as empresas a encontrar o candidato ideal independente da localidade e os profissionais de ampliarem os horizontes e buscarem novas oportunidades no mercado de trabalho.

Atualização de currículo

Está procurando emprego e se aperfeiçoando ao mesmo tempo, mas não deu tempo de avisar a empresa? Atualize o seu currículo e deixe o recrutador saber disso. Este pode ser um ponto positivo para você na hora da seleção. A tecnologia também trouxe facilidade na hora de inserir novas habilidades no seu perfil. Preencher os requisitos da vaga selecionada é fundamental para que o seu currículo chegue na caixa de mensagens da empresa, por isso na hora de preencher o currículo nos apps e sites não esqueça de nenhuma formação, curso e qualificação.

Confira mais dicas para se manter atualizado e conquistar vagas no mercado acompanhando o blog do Eu Quero