Saiba o que fazer quando o recrutador não retornar

Fez uma entrevista de emprego e ainda não teve o retorno? A espera infinita aumenta a ansiedade e pode fazer você tomar atitudes que piorem as coisas. Por isso vamos separar algumas dicas do que fazer para aliviar essa tensão 

O setor de Recursos Humanos bem qualificado e preparado avisa o candidato do prazo da resposta.

— É importante combinar a devolutiva com o candidato e cumprir conforme o combinado — explica Letícia Polli dos Anjos, gestora de Recursos Humanos.

Bom se fosse sempre assim, não é mesmo? Mas também entenda que o recrutador fez uma seleção com vários candidatos e precisa de tempo para analisar e discutir com os responsáveis a decisão da contratação. Durante este tempo as suas fontes de referência também pode ser checadas. Avise-as que alguém pode entrar em contato para falar sobre você. 

Você fica esperando a resposta da entrevista de emprego, tem a pressão dos familiares e amigos com as perguntas, a ansiedade aumenta e não sabe o que fazer? Vamos lá, o Eu Quero pode te ajudar em mais uma questão.

Posso ligar?

Ligar para a empresa não está no topo e nem chega perto do início da sua lista. Você pode estragar tudo se for insistente e atrapalhar o processo de seleção do RH. As atitudes tomadas nesta hora contam e muito. Os recrutadores aproveitam cada cena para observar o candidato. Ainda mais que, se você não for aceito de primeira, causando uma boa impressão o seu currículo pode ser guardado para vagas futuras na mesma empresa. Lembre-se de deixar as portas abertas, pois afinal de contas um bom profissional de RH sempre tem um bom acervo de currículos guardados.

Combine com o recrutador

Para tirar suas dúvidas e também se mostrar interessado na vaga de emprego, durante a entrevista pergunte ao recrutador quais são as próximas etapas da seleção: como é feita, quando a empresa pretende entrar em contato e qual o meio de comunicação de preferência. Assim você já pode anotar na agenda os seus próximos passos. Combine tudo e controle a ansiedade. 

Se o recrutador disser que a resposta será em 10 dias, não adianta ligar no dia seguinte e nem uma semana depois da entrevista. Dê o espaço necessário para a empresa avaliar todos os candidatos e chegar a uma conclusão. Agora, se você não receber nenhuma ligação, mensagem ou e-mail no período combinado, ligue depois de 2 dias que o prazo venceu. E se a reposta for “não sabemos ainda”, pergunte se pode retornar mais para frente e, se eles concordarem, cumpra o combinado. Se não, aguarde e não insista.

Meios de comunicação

Mantenha-se disponível nos meios de comunicação que você está presente. E lembre-se de checá-los. Não adianta solicitar que o contato seja por e-mail e olhar o a sua caixa de entrada dia sim, dia não. Hoje em dia são muitas ferramentas online para se manter conectado com as empresas. Muitos recrutadores utilizam estes meios para seleção de candidatos. E-mail, Whats App, LinkedIn ou ligação por telefone, esta é uma decisão entre recrutador e candidato. Não existe uma regra, cada RH tem sua preferência.

Leia também
Tecnologia de app e sites para buscar emprego: 5 motivos da reinvenção dos classificados

Posicione-se no mercado

Aproveite seu tempo em busca de emprego para enriquecer seu currículo e aumentar suas chances de contratação. Use as redes sociais para networking, frequente fóruns de debate na sua área para manter-se atualizado do que acontece no mercado. Não se esqueça de que, na era da tecnologia, tudo que está online é levado em conta, inclusive sua vida nas redes sociais. Dependendo da sua posição na nova vaga, sua imagem valerá muito. Se não quer passar por este tipo de julgamento, limite o acesso às suas redes sociais pessoais apenas para amigos.

Dica: Se não foi de comum acordo, de jeito nenhum adicione o recrutador nas redes sociais. 

Portrait of a frustrated student girl sitting at the desk biting her fist. Education concept photo, lifestyle

Leia também
Veja os 6 melhores livros para quem quer alavancar a carreira em 2020

Aproveite a espera para se preparar

Os dias de espera podem se tornar uma eternidade, mas controlar a ansiedade e agir exatamente como combinado é um ponto positivo quando se está concorrendo a uma vaga de emprego. Aproveite para enxergar novas oportunidades no mercado de trabalho, pesquisar sobre a empresa e estudar para as próximas etapas da seleção. Prepare-se para conquistar esta vaga.

Confira mais dicas acompanhando o portal Eu Quero