Quer trabalhar na área de restaurantes? Descubra 10 funções do setor em que você pode atuar

O mercado em expansão gera cerca de 450 mil novas vagas por ano na área de restaurantes

Os restaurantes existem há muito tempo. Os historiadores estimam que em Roma havia tavernas que serviam comidas e bebidas aos visitantes. Já no começo do século XIX, esses locais começaram a se difundir pela Europa. No início, cada estabelecimento servia um prato fixo do dia e os clientes não tinham muita oportunidade de escolha, porém esse mercado se revolucionou muito e hoje encontramos restaurantes de todas as culinárias, com diferentes preços e tipos de serviço. 

Esse mercado também emprega muitas pessoas. Com expansão anual em torno de 10%, o setor de alimentação fora de casa gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Se interessou e acha que pode trabalhar na área? Conheça abaixo as principais funções para trabalhar em um restaurante:

Garçom

Essa é a função mais popular em um restaurante e a que mais demanda profissionais por parte dos proprietários – cerca de 250 mil novas vagas são abertas por ano de acordo com a Abrasel. Para trabalhar como garçom não é exigência ter experiência prévia, nem há uma restrição por idade. O garçom é responsável por fazer o atendimento aos clientes, fornecendo informações sobre cardápio, anotando os pedidos e servindo as mesas.

Maitre

O maitre é o anfitrião do restaurante. Além de trabalhar na área da alimentação, também pode atuar no ramo da hotelaria e é responsável por agendar reservas e acomodar clientes. A principal responsabilidade dessa função é garantir a eficiência e satisfação do cliente durante o período de consumo. Para isso suas atividades se baseiam em: supervisionar o trabalho da equipe de garçons, planejar a jornada de trabalho dos funcionários, cuidar para que os clientes sejam atendidos no tempo certo, organizar e gerir o buffet, sugerir e apresentar produtos aos clientes, bem como atender a todas as sugestões e reclamações dos consumidores. Algumas instituições de ensino oferecem curso para capacitação nesta profissão.

Caixa

Essa função administrativa é responsável por pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. Geralmente, é solicitado às pessoas que desejam trabalhar neste tipo de cargo alguma experiência na área.

Veja quais vagas desse setor estão sendo oferecidas em Santa Catarina, disponíveis no site Eu Quero

Chefe de Cozinha

O chefe de cozinha é o profissional responsável por organizar a cozinha de hotéis e restaurantes e elaborar cardápios. Estes planejam a execução do prato, o pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos utilizados. Para trabalhar neste cargo, além de ter bastante interesse pela preparação de alimentos, outras características necessárias são criatividade, responsabilidade e capacidade de liderança. Não é necessário ter formação tradicional, porém quem deseja se especializar na área costuma cursar a graduação em Gastronomia.

Cozinheiro

Os cozinheiros são os responsáveis pelo preparo dos pratos, seguindo as orientações dos chefes de cozinha. Estes estão envolvidos nos processos de todo o preparo até a montagem e finalização de tudo que sai da cozinha para os clientes. Assim como para trabalhar como o chefe, a formação para ser cozinheiro não é obrigatória. Mas diversas faculdade e escolas técnicas disponibilizam cursos nesse segmento.

Auxiliar de Cozinha

Este é o profissional responsável pelo pré-preparo, higienização, organização e pequenas produções de alimentos dos vários setores de um restaurante. O auxiliar de cozinha também lava, descasca, corta, rala os alimentos sob a orientação do cozinheiro. Além disso, nessa função a pessoa costuma escolher os alimentos, escorrer, colocar para cozinhar, temperar e experimentar, cuidando da higienização do local de trabalho, recebendo e armazenando os alimentos. 

Confeiteiro

O confeiteiro é o responsável por fazer as sobremesas servidas no restaurante. Para trabalhar com essa profissão não é preciso formação. Mas, por se tratar de uma vertente muito técnica, é indicado realizar algum curso em pâtisserie – nome francês  para a culinária de padarias especializada em bolos e doces.

Bartender

Essa profissão está presente em bares, restaurantes, baladas e até em serviços para festas e a domicílio. O bartender é responsável por preparar coquetéis e bebidas. Alguns, para tornar a preparação uma atração, usam técnicas de malabarismo, mágicas e truques. Além disso, por lidarem diretamente com o público é importante que sejam carismáticos. Para quem deseja se destacar, existem cursos específicos para a profissão.

Gerente

Este cargo é um dos que mais demanda responsabilidade dentro de um restaurante. O gerente tem como principal função garantir que o local trabalhe de maneira eficiente e rentável. Para isso ele é responsável por coordenar todo o time de funcionários e assim manter o desempenho, padrões de qualidade, saúde e segurança do local. Para se tornar um gerente não é preciso necessariamente de formação específica, mas experiência, habilidades interpessoais e noções de administração de um negócio.

Limpeza

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de um restaurante é a higiene impecavel. Por esse motivo, a equipe de limpeza é essencial. Para quem deseja trabalhar nessa função é preciso disposição, visto que a principal responsabilidade é manter o ambiente limpo e estar a postos para atender alguma situação de imprevisto com os clientes.

Saiba quais vagas para esse setor estão abertas em Santa Catarina. Acompanhe o site Eu Quero e fique por dentro das principais oportunidades do Estado.