Por que procurar emprego em meio à crise?

Ao contrário do que muitos pensam, essa é a hora de se planejar e se posicionar no mercado de trabalho. As empresas estão se reestruturando e unindo forças para voltar com tudo

Muitas empresas enxergam oportunidades nas crises, contratam e crescem. Sabemos que passamos por um momento delicado e a quarentena nos limita, mas os profissionais também podem enxergar uma oportunidade em meio à pandemia e se adaptar ao mercado de trabalho. 

Os setores que atuam online, por exemplo, continuam trabalhando e atendendo, já que esta é a mais importante opção dos brasileiros manterem a economia durante as determinações de quarentena. Se uma loja tinha apenas um colaborador para atender os clientes virtuais, por exemplo, certamente precisou contratar mais, acompanhando a nova demanda. Outras áreas também estão contratando, desenhando uma nova equipe e buscando novos profissionais.

Se você está procurando um emprego, não desista e avalie o cenário da sua área de atuação. Vamos listar 5 dicas para ajudar você nesta etapa.

Tire um tempo para você

Uma das frases mais ditas pelos trabalhadores com a rotina atarefada é “não tenho tempo”. O médico que deixou de marcar, o encontro com os amigos que faltou, os projetos que adiou e tantas outras coisas que ficaram para depois. Esse é o momento de pensar o que você quer fazer com o seu tempo e como organizá-lo melhor para dar conta das suas prioridades pessoais e profissionais.

Enxergando com mais clareza e com calma, organize suas ideias e, mesmo que esteja trabalhando home office, trabalhe para você. Divida o seu tempo, crie metas e uma rotina que beneficie as suas duas partes para colocar em prática após a quarentena.

Cuide de você, que é a peça principal para tudo funcionar. Invista na sua saúde, no seu bem-estar e faça seu tempo render, dando conta de todas as suas prioridades.

Atualize seu currículo e se conecte a plataformas como o site Eu Quero

Converse com amigos e colegas de trabalho e trace o seu perfil. Faça uma lista com todas as suas habilidades e características, tudo que tem para oferecer como profissional. Manter o seu currículo atualizado é de extrema importância, ainda mais nesta hora.

Se você ainda não está conectado a plataformas de busca de emprego e networking, coloque este item na sua lista. Sites com o Eu Quero te ajudam a procurar o emprego ideal e redes de conexão como o LinkedIn conectam você a outros profissionais e mantem o seu currículo visível online.

Leia também
Tecnologia de app e sites para buscar emprego: 5 motivos da reinvenção dos classificados

Desenvolva novas habilidades e se atualize

Se quer aprender novas habilidades e não tinha tempo, essa também é a hora. Busque algo que seja um diferencial no seu currículo e que venha para somar na sua área de atuação. Aproveite para se atualizar, colocar os cursos em dia, aprender a trabalhar com novas ferramentas e se destacar entre outros candidatos.

Coloque o networking em dia

Sabe aquele bolo de cartões que você tem na sua mesa? É hora de dar as cartas e fortalecer os contatos. Busque esses profissionais nas redes sociais, mande um e-mail, faça conexão e aproveite a oportunidade. Observe como o mercado de trabalho está funcionando, onde você se encaixa e como pode chegar até lá.

Fazer uma boa rede de contatos abre portas. O networking é fundamental no mercado de trabalho e para a sua carreira. A troca de conhecimento e informações resulta em indicações e trabalhos futuros, seja em equipe ou para uma nova posição em outra empresa.

Aposte em novos projetos

Neste tempo conseguimos observar coisas jamais vistas na correria do dia a dia. Com o seu trabalho também é assim. Com o tempo mais calmo, você consegue ter uma visão mais ampla de todos os seus afazeres, organizar e planejar cada etapa com mais assertividade.

Por isso, aproveite para tirar aquele projeto do papel. Isso vale desde uma organização da sua agenda semanal para criar e monitorar metas até um novo projeto para a empresa. Neste tempo você também vai descobrir que pode otimizar suas tarefas, reunir os seus lembretes, seja em uma agenda de papel ou com uma ferramenta on-line, e organizar as suas atividades.

Faça um documento como se fosse ensinar alguém a fazer o seu trabalho, com todas as suas tarefas e as etapas a serem seguidas. Assim você consegue montar um planejamento mensal e pode até perceber algumas otimizações no desenvolvimento do trabalho e melhorar o processo das suas atividades.

Confira mais dicas para se manter atualizado e conquistar vagas no mercado acompanhando o blog do Eu Quero