Planejamento de carreira: dicas para o RH implementar este processo

Plano de carreira: dicas para o RH aderir ao processo

Manter os bons profissionais na empresa e atrair novos é um desafio para os gestores de RH, que precisam investir em planejamento de carreira dos colaboradores. O plano de carreira é um dos recursos mais importantes dentro das empresas. O programa define o caminho que o colaborador deve seguir para crescer dentro da empresa, oferecendo a oportunidade de assumir cargos mais altos e aumentar o salário.

Este processo mantém os profissionais mais engajados e motivados. Com isso, a empresa encontra novas habilidades nos colaboradores e evita novas contratações. Os que tem mais tempo de casa e maior conhecimento, podem assumir novos cargos de liderança, beneficiando a instituição. Ao invés de treinar novos funcionários, dê uma oportunidade aos que já se dedicam à empresa e descubra novos talentos.

Etapas do plano precisam ser claras

Criado pelo RH, o plano deve ser sólido e bem desenvolvido, determinando os objetivos que os colaboradores devem alcançar para progredir. Os principais itens de um plano de carreira são o aumento da remuneração e o crescimento hierárquico. Mas é muito mais do que isso.

O RH deve preparar os colaboradores para desenvolverem suas carreiras com produtividade, ética e foco na carreira, resultando em crescimento para os negócios. O primeiro passo é ouvir os funcionários e entender como enxergam a carreira dentro da empresa.  Identifique as competências dos profissionais, habilidades e ideais. 

Transparência

Os processos devem ser transparentes para que os colaboradores saibam que estão percorrendo um caminho certo e saibam para onde estão indo. Algumas ações são importantes e precisam ser definidas pelo RH, como:

  • Defina um organograma, crie possibilidades de chegar até onde eles querem, deixe claro o cargo e a política salarial que ele pode esperar;
  • Analise os pontos que podem ser melhorados, as habilidades que devem ser exaltadas;
  • Tenha o perfil comportamental de cada profissional e invista neles com treinamentos para aprimorar alguma característica ou desenvolver uma nova;
  • Estabeleça metas para que o colaborador possa organizar e executar seus próprios objetivos. É importante saber o resultado do esforço do trabalho, por isso o RH deve cultivar o feedback para o colaborador saber se está no caminho certo.

Além de motivar os funcionários, o plano de carreira retém talentos. As empresas buscam cada vez mais profissionais comprometidos e dispostos a vestir a camisa do negócio. Para isso, deve-se partir da valorização do funcionário e o plano de carreira é uma das ferramentas para atrair os bons.

Manter os melhores profissionais traz grandes resultados no futuro, quando se constrói uma equipe que tem o DNA da empresa. Descubra os seus próprios talentos e trabalhe para que eles acreditem na sua empresa. Os líderes devem entender os valores e prioridades do negócio e nada melhor do que conservar os antigos e aproveitar os colaboradores que já são parte da equipe.

O plano de carreira também atrai novos talentos do mercado. Os profissionais podem enxergar além da vaga de trabalho, mas como uma oportunidade de fazer carreira. Por isso, o plano traz benefícios a empregador e o empregado.

Os gestores de RH devem enxergar o plano como uma motivação no ambiente de trabalho. Use e abuse desta ferramenta para preencher seu quadro de funcionários com os melhores. Com um bom plano de carreira, os profissionais fazem planos na empresa, investindo em capacitação e contribuindo para o sucesso da sua instituição.

Sabendo exatamente como agir para alcançar o objetivo, o colaborador vai trabalhar cada vez mais e buscar resultados para a empresa. E quando não existe um plano de carreira, o profissional pode perder a ambição no trabalho, deixando assim cair o rendimento.

O plano de carreira é uma troca, um programa que estimula o colaborador a levantar cedo e ir trabalhar, lutar pela sua empresa e a carreira que quer construir.

Quer divulgar as vagas de emprego disponíveis na sua empresa? Acesse Eu Quero SC e saiba como!