Os erros mais cometidos nas entrevistas de emprego

Saiba como se preparar para o momento da conversa com o recrutador

O momento da entrevista de emprego é um dos mais temidos pela maioria dos profissionais. Saber que está sendo avaliado, por diversos aspectos, pode causar nervosismo e desconforto. Por isso, preparar-se com antecedência é fundamental para evitar possíveis erros e passar por esse momento com sucesso, conquistando a vaga pretendida.

Muitos candidatos preocupam-se muito com o currículo, com a estética e as informações, e não sabem que os erros mais cometidos nos processos seletivos não são currículo mas, sim, na hora da entrevista. Pensando nisso, listamos alguns dos erros mais cometidos para ajudar você a conquistar a tão sonhada vaga.

Como agir em uma entrevista de emprego

Numa entrevista de emprego, o profissional precisa mostrar o seu potencial destacando pontos que não são possíveis de transmitir através do currículo. O que você não deve fazer é ser um “contador de histórias”, inventando experiências e habilidades para impressionar o recrutador.

Então, a primeira regra é: não fale nada além da verdade.

Não tente passar a imagem de que é “mil utilidades”. Destaque no que, de fato, você é bom, as suas melhores habilidades. Hoje, o mercado tem valorizado os especialistas, os profissionais que sabem um pouco de tudo e muito de um tema específico.

Leia também: Como conseguir um emprego

Por incrível que pareça, uma situação muito comum na hora da entrevista são candidatos falando mal do trabalho anterior. Em hipótese alguma você deve cometer essa gafe. Além de ser antiético, nenhum recrutador vai querer contratar alguém que possa falar mal da sua empresa também. O mesmo vale para críticas ao antigo chefe.

Tenha atenção com a sua postura. 

Lembre-se que você está sendo avaliado desde a hora que iniciou a entrevista até o seu término. Tente demonstrar que está calmo, preparado e pronto para assumir o cargo.

Quando você for selecionado para participar de uma entrevista de emprego com data e hora marcada, nunca chegue atrasado, pois pontualidade é primordial. Quando você chega depois do horário combinado, a impressão que transmite é de falta de profissionalismo e comprometimento. 

Na hora da entrevista, a menos que seja uma emergência, nunca atenda uma ligação ou envie mensagens. O ideal é que o celular permaneça desligado durante todo o processo. Evite interromper o recrutador por qualquer motivo.

Ouça com atenção e espere o seu momento para falar.

Esteja preparado profissionalmente

Outro erro considerado gravíssimo é chegar em uma entrevista sem saber detalhes da vaga e da empresa que está contratando. Por isso, pesquise sobre a função que irá exercer, sobre a empresa e o segmento de atuação.

Ao ser questionado sobre você, fale sobre sua carreira, competências e conhecimentos, sempre relacionando com a empresa e a descrição da vaga. Muitos acabam respondendo sobre sua idade, bairro ou família. Os avaliadores querem saber sobre sua vida profissional, e não sobre preferências pessoais. 

Procure fugir das respostas clichês ou vagas. Se o recrutador perguntar sobre os seus pontos fracos, evite respostas como “Sou muito perfeccionista”. Planeje-se antes, para já ter em mente as respostas para as perguntas que costumam ser padrão nas entrevistas. Responder apenas com “sim” ou “não”, o avaliador precisa saber mais sobre você para tomar a decisão.

Outro fato que pode atrapalhar muito o candidato na hora da entrevista, é o excesso de nervosismo. Falar muito ou falar pouco, pode ser consequência disso. Busque ficar no meio termo, respondendo os questionamentos de forma completa, sem se prolongar.

Leia também: Santa Catarina é o destino certo para quem procura entrar no mercado de trabalho

Esteja atualizado

A maioria das vagas requer pré-requisitos e se você não apresenta o mínimo deles, pode ser desclassificado do processo seletivo. Então, é importante estar sempre se reciclando, realizando cursos. Hoje o universo da capacitação é grande em diversas áreas. Existem cursos de médio e longo prazo, só basta analisar qual deles cabe no seu orçamento.

E atenção: se você acha que tem capacidade e conhecimento para assumir a função, jamais fale para o entrevistador que a vaga é muita responsabilidade para você. Deixe claro que você quer se desenvolver e está em busca de desafios e crescimento profissional.

Se você já cometeu algum desses deslize, é hora de mudar! Foque em falar sobre você, sobre a sua função e atribuições nas empresas por onde passou, as experiências que já teve e os cursos que já realizou. Deixe as suas desavenças e problemas anteriores no passado. Quando for convocado para uma entrevista, respire fundo, lembre-se dessas dicas, prepare-se com antecedência e boa sorte!