O que você precisa saber antes de se candidatar a uma vaga de emprego

Dados da empresa, detalhes da vaga e outras informações que você precisa ter em mãos antes de se candidatar

Alguns fatores podem ajudar você a conseguir um novo trabalho. Estamos falando de informações importantes e iniciativas que fazem parte de todo o processo, desde a inscrição para a vaga até a última etapa da entrevista. 

Primeiro de tudo garanta que o seu currículo esteja atualizado com todas as suas experiências, histórico acadêmico e cursos complementares, qualificações, informações pessoais e objetivo. 

Saiba mais: Os 7 erros mais comuns dos currículos

Saiba que a tecnologia joga a seu favor e por isso você tem site como o Eu Quero e a aplicativos especializados em vagas de emprego, além de outras plataformas. Comece se inscrevendo em todos eles e use o filtro para receber apenas notificações que sejam do seu interesse. Se você tem um objetivo, tenha foco e paciência na sua busca e segmente o seu interesse. 

Enxergue a sua pesquisa como um exercício e comece a se preparar para candidatar à vaga, que é de extrema importância. Por isso listamos algumas coisas que você precisa saber antes de se inscrever em uma vaga de emprego e partir para a entrevista.

Conhecer a vaga

Leia com atenção todos os pré-requisitos para a vaga de emprego e confira se você preenche todos. Se sim, e ainda tiver mais competências no seu currículo a agregar na empresa, é um ponto para você. Garanta que você pode fazer todas as funções que o cargo exige.

Conhecer a empresa

Ter informações sobre a empresa é uma vantagem na inscrição e na hora da entrevista. Conhecer o histórico e entender a missão da instituição é, primeiramente, primordial para você saber se gostaria de trabalhar neste lugar, além de exaltar o seu interesse pela vaga. Use isto a seu favor e escreva sobre a empresa e o porquê gostaria de trabalhar nela na carta ou no e-mail de inscrição.

Objetivo

Tenha certeza do seu objetivo no mercado de trabalho e deixe isto claro. Pergunte a você mesmo porque seria o profissional ideal para esta vaga e seja firme e convincente nas palavras. O empregador precisa enxergar você ocupando o cargo.

O que o trabalho e a empresa oferecem

Se você tem prioridades na sua rotina de trabalho, como por exemplo, o turno por ter que buscar os filhos na escola ou o benefício do auxílio transporte por morar longe, deve analisar estes e outros aspectos. A vaga pode preencher a sua pretensão salarial ou chegar perto e você pode não começar no cargo que deseja, mas se a empresa tem plano de carreira você pode subir de posição. Esses também são alguns itens que você deve prestar atenção na hora de se inscrever para uma vaga de emprego.

Não se esqueça, muitas empresas são flexíveis e as coisas podem ser conversadas e ajustadas. Não deixe de se candidatar a uma vaga por um detalhe.

Pontualidade

Chegar no horário mostra que você é uma pessoa comprometida e organizada. Não é recomendado se atrasar para a entrevista de emprego, portanto se programe e chegue cedo.

Roteiro

É normal o nervosismo tomar conta nessas horas e sair da entrevista com a sensação de que não falou tudo que gostaria. Por isso, imprima duas cópias do seu currículo – uma para você e outra para o recrutador – e destaque alguns pontos que gostaria de falar sobre. Mostre atitude e que você está preparado. Assim você não vai esquecer de nenhum detalhe durante a entrevista.

Estágio

Para estagiários, avalie se a empresa irá colaborar com o seu aprendizado. Lembre-se que estágio é para adquirir conhecimento na sua área, então garanta que o local irá contribuir positivamente para o seu crescimento profissional.

O processo de procurar emprego e ir à entrevista de trabalho pode durar algum tempo. Mas se não foi de primeira, não desista. Lembre-se de distribuir o seu currículo para todas as empresas que gostaria de trabalhar, ativar as notificações, acompanhar todas as etapas e estar disponível no telefone e online.

Seja exigente consigo mesmo, além de ser com o seu trabalho. Procure ferramentas que possam te auxiliar caso perceba que precisa se atualizar para concorrer a uma nova vaga de emprego. Não tenha medo de arriscar e explorar novas áreas. Apenas mantenha o foco no seu trabalho.

Acompanhe o site Eu Quero