O que comer antes de uma entrevista de emprego?

Descubra quais alimentos aumentam a concentração e diminuem o estresse

Para muitas pessoas a entrevista de emprego é um verdadeiro pesadelo. O sentimento é normal e atinge a maioria dos candidatos, afinal, a situação tem em jogo algo muito importante e passar uma boa impressão é fundamental nesse primeiro contato com o representante de uma empresa com vagas em aberto. Dormir bem e estudar sobre a vaga almejada são fatores importantes para melhorar as chances de ser contratado, mas outras atitudes também podem ajudar a diminuir o estresse da situação. A alimentação, por exemplo, pode auxiliar com certos nutrientes que causam reações positivas no nosso organismo. 

Para diminuir o estresse, os nutricionistas indicam o consumo de alimentos que contém triptofano. Este é um aminoácido essencial – que não é produzido pelo organismo e deve ser obtido com a alimentação.

Entre os benefícios do triptofano está a sintetização da melatonina, niacina e serotonina, conhecida como o “hormônio do prazer”.

Por esse motivo, alimentos repletos do aminoácido, como banana, aveia, cacau, folhas verdes, grão de bico, lentilha, ervilha e feijão, vão ajudar quem vai passar por uma situação estressante. 

Outros alimentos que também ajudam o alívio do nervosismo são o café, a maçã, o abacate, a beterraba e as amêndoas. Isso porque eles são ricos em tirosina, aminoácido que libera o neurotransmissor do prazer – a dopamina. 

Aumente a concentração

Já para aumentar a concentração e garantir que o cérebro funcione a todo vapor, é preciso ter níveis de diversos nutrientes regulados. Os mais importantes são o ômega 3, ácido fólico e as vitaminas B, C e E.  Confira abaixo alguns exemplos:

Café

Rico em cafeína e antioxidantes, a bebida melhora a concentração porque deixa o cérebro em estado de alerta. 

Folhas verdes

Ricas em vitaminas K e antioxidantes, as folhas verdes contam também com uma substância chamada luteína que preserva e melhora a capacidade cognitiva. 

Abacate

O principal benefício da fruta é ajudar o sistema cardiovascular, visto que é rico em gorduras monoinsaturadas. O cérebro, para um bom funcionamento, precisa exatamente dessa boa circulação sanguínea. 

Peixes – salmão, sardinha e atum

Alguns peixes são ricos em ômega 3, ácido graxo que melhora a concentração, a memória e o aprendizado em geral. 

Além disso, é importante ter energia para nutrir o cérebro. Desta maneira é indicado consumir carboidratos complexos, ricos em fibras, como a aveia, o amaranto, a quinoa e os tubérculos. 

Já os alimentos que devem ser evitados são aqueles mais gordurosos, que demoram para ser digeridos ou que são ricos em farinhas brancas ou açúcares, como as frituras, massas brancas e doces. Afinal, estes podem causar desconfortos abdominais e ninguém quer passar por essa situação no meio da entrevista de emprego.

Leia também: 5 séries do Globoplay para quem está a procura de emprego

Lanchinhos práticos que não precisam ser preparados e que funcionam super bem para as entrevistas são as oleaginosas, como as sementes de abóbora, castanhas do pará, amêndoas e castanhas de caju. As barrinhas de proteína e sem açúcar também são uma ótima opção.

Para finalizar, aprenda o passo a passo de duas receitas que são ótimas para pré entrevistas. Confira:

Receitinha doce

Ingredientes:

1 ovo

1 banana

1 colher de sopa de farelo de aveia

1 colher de chá de fermento

Modo de preparo

Amassar uma banana, misturar com um ovo, uma colher de sopa de farelo de aveia e uma colher de chá de fermento. A canela pode ser adicionada a gosto. Misture os ingredientes e leve ao microondas por um minuto e meio ou na frigideira em fogo baixo, untando com óleo de coco. 

Receitinha salgada

Ingredientes:

1 ovo

1 ½ colher de sopa de flocos de amaranto ou farelo de aveia

1 colher de chá de fermento

Orégano a gosto

1 fatia de queijo mussarela

Modo de preparo

Misture o ovo, com os flocos de amaranto ou farelo de aveia. Adicionei a colher de chá de fermento e orégano a gosto. Pique a fatia de queijo mussarela e adicione ao preparo. Coloque no microondas por um minuto e meio. 

Essa é a porção ideal para mulheres, para os homens é possível dobrar todas as medidas.