Como se recolocar no mercado após os 50?

Está pensando em mudar de ramo ou recomeçar no mercado de trabalho e tem mais de 50 anos? Pois saiba que o mercado de trabalho tem uma nova postura e está aberto para criar oportunidades

Se você tem mais de 50 anos e busca um trabalho novo, tenha confiança e invista na sua carreira. Muitas empresas contratam independente da idade, apenas apostando no currículo profissional, concorrendo igualmente com outra geração. A experiência conta muito nessas horas, pois, dependendo das exigências da vaga, este é um ponto fundamental.

Também é importante quebrar a barreira do preconceito com a idade, estando aberto para trocar conhecimento com os mais jovens e não enxergar a hierarquia da empresa como um problema. Encare uma nova oportunidade e aposte na sua carreira. Os desafios podem se tornar grandes aprendizados. 

Alguns itens devem ser levados em consideração na hora de procurar um novo emprego. Desde o começo da busca até a entrevista de emprego, tem muito a fazer para ser assertivo. Listamos algumas dicas importantes para se recolocar no mercado de trabalho independente da idade.

  • Atualize seu currículo

O currículo é o seu cartão de visitas, o primeiro contato com a empresa. Portanto capriche e escreva todas as informações necessárias. Se o seu currículo é antigo, configure-o de acordo com os novos padrões. Pesquise em sites confiáveis de consultoria de recursos humanos e vagas de emprego, como o Eu Quero

Leia também: Os 7 erros mais comuns dos currículos

Destaque no currículo a experiência profissional, as atividades exercidas e o objetivo profissional. Seja claro e objetivo. Lembre-se de listar cursos e trabalhos já realizados que podem contribuir em outras funções.

  • Use as plataformas online de busca de emprego e as redes sociais

A tecnologia é uma grande aliada na busca por emprego. Pesquise plataformas online como o Eu Quero e aplicativos de vagas de emprego e cadastre-se. Também acompanhe grupos nas redes sociais. Os gestores de RH usam essas plataformas para divulgar novas vagas e iniciar a seleção. É importante preencher as informações corretamente para receber as vagas que realmente se encaixam no seu perfil. 

  • Ative seus contatos

A busca por um novo emprego também requer uma boa rede de contatos. O networking é importante em todas as fases e etapas da carreira profissional. Por isso, acione seus colegas de profissão que possam ajudar nesta busca. Peça indicação de trabalho para encontrar uma nova oportunidade no mercado.  Provavelmente você terá mais chances de ter indicações do que alguém que está iniciando uma carreira, então aproveite dessa estratégia para sair na frente.

Leia também: Como conseguir um emprego

  • Aprenda novas habilidades

Estude o mercado de trabalho e se adapte a ele. Se abasteça de novas habilidades com uma capacitação profissional para desenvolver e aprimorar as atividades do seu ramo de atividade. É importante acompanhar o avanço dos setores e se manter atualizado. Entenda e aprenda sobre o novo mercado de trabalho antes de encarar um novo desafio.

Hoje a internet disponibiliza muitos cursos de aperfeiçoamento, o ensino à distância tem uma crescente significativa e ajuda os profissionais a conciliarem a rotina atarefada com os estudos. Se aperfeiçoar nunca é demais.

  • Troque experiências

Converse com pessoas que estão na mesma posição que a sua, troque experiências e conhecimento. Aproveite este momento para descobrir o seu diferencial, que se destaque no meio de tantos currículos.

Saiba os motivos que te levam até essa vaga de emprego, como chegou até aqui, qual a sua trajetória e aonde quer chegar. São questionamentos que apontam uma direção no meio da busca.

  • Entrevista de emprego

Faça um roteiro para a entrevista de emprego, anote informações relevantes para não se esquecer de nada. Estude a empresa, pesquise sobre a vaga e ressalte sua experiência e as suas habilidades, destacando o que pode ser um diferencial para o cargo em questão. Conte sobre todos os trabalhos que já desenvolveu, o seu perfil profissional e por qual motivo merece o emprego.

Confira mais dicas acompanhando o portal Eu Quero