Como manter o rendimento e o ritmo das entregas trabalhando em casa

Vai fazer home office? Empresas e órgãos públicos adotam o home office para evitar aglomerações e combater a transmissão do Coronavírus (Covid-19) e o Eu Quero separou algumas dicas para você continuar rendendo no seu trabalho

A sua casa é o melhor lugar para estar neste momento que o mundo enfrenta e no aconchego do seu lar você pode descansar, revigorar as energias e continuar trabalhando para voltar com tudo. Não sabe como? Se distrai facilmente? Calma, vamos te ajudar, é mais simples do que parece. Basta criar condições para que o trabalho flua e aconteça.

Estamos acostumados com uma rotina de trabalho e por isso você deve adaptá-la para os dias que virão. Ficar em casa de pijama pode dar preguiça, vontade de assistir televisão e arrumar as coisas pendentes em casa. Por isso listamos algumas dicas para os profissionais otimizarem o tempo e manterem o ritmo de entrega no trabalho.

1 – Montar o seu escritório

Procure um espaço na sua casa onde você pode montar a sua mesa de trabalho. De preferência, um cômodo sem cama e televisão, com boa iluminação e com uma cadeira confortável, afinal você vai passar um bom tempo sentado. Antes de sair da empresa pegue tudo que pode precisar (coisas de papelaria, documentos e agendas) e arrume tudo do seu jeito para se sentir em um escritório.

*Dica: A tecnologia continua do nosso lado e você não precisa sofrer em casa porque precisa acessar um documento que está no seu computador do escritório. Podemos guardar arquivos em nuvens para acessar de onde estiver. O Google Drive e o Dropbox são alguns exemplos desta ferramenta. O TeamViewer também é uma opção para quem precisa acessar remotamente algum computador e um sistema que não tenha acesso fora da empresa.

2 – Não fazer home office de pijamas

Manter a rotina é importante para não desviar a atenção e manter a produtividade. Se você acorda, toma café, vai para o banho e se veste para o trabalho todos os dias, continue fazendo. Vista-se para o home office. Ok, podem ser roupas confortáveis, mas não trabalhe de pijamas. Você os coloca para dormir, certo? E esse não é o objetivo. Continue tendo os pijamas como uma recompensa do seu dia, para o tão aguardado momento de descansar.

3 – Manter os horários de rotina

Mais uma vez, a rotina é essencial. Faça o que você já está acostumado. Manter o seu horário de trabalho vai te ajudar a organizar as tarefas e não se perder no tempo. Pode até acordar um pouquinho mais tarde ou encerrar o seu dia mais cedo contando com o tempo que você ganha de deslocamento. Seguir os horários é muito importante para manter o ritmo das entregas.

4 – Monitorar o seu rendimento

Crie metas e acompanhe o seu desempenho dia após dia. Se a demanda de trabalho diminuir, aproveite este tempo para explorar novas ideias e tirar projetos do papel. Seja exigente consigo mesmo, encare isto como um autoconhecimento para descobrir novas habilidades de trabalho. 

Como as empresas se posicionam durante o home office

Os gestores devem pontuar os principais objetivos do trabalho em casa e quais são as prioridades diárias e semanais. Manter contato é primordial para motivar a equipe  e estar sempre alerta. Separamos alguns tópicos que podem ajudar a empresa a organizar o home office.

1 – Traçar rotina de trabalho

Explique com clareza as prioridades e pendências da empresa para que o profissional possa desenvolver no trabalho e manter as entregas.

2 – Criar metas

Mantenha os colaboradores interessados e sempre perto de você. Elabore metas e alinhe expectativas com a equipe e mantenha o trabalho em grupo. Não perca o contato e esteja disponível para trocar uma ideia e até ajudar a resolver um problema.

3 – Monitorar de longe

Use ferramentas que podem gerenciar as rotinas, as tarefas e o progresso do trabalho. Assim a empresa pode acompanhar o andamento das orientações à distância.

4 – Usar a tecnologia

Não deixe a reunião para depois e aproveite o tempo de boas ideias para compartilhar com os colegas. Faça uma videoconferência e mantenha-se ativo no trabalho. Não deixe as coisas acumularem, pois quando voltar pode ser pior, a sua carga de trabalho será dobrada.

O home office é uma medida de precaução para não disseminar o Covid-19 e inteligente, para manter a empresa ativa e os profissionais trabalhando nas entregas. Como uma extensão do escritório, o trabalho em casa deve continuar seguindo o ritmo da empresa para que, no dia que o Brasil voltar à rotina, seja apenas mais um dia mais tranquilo e com as demandas em dia. 

Confira mais dicas acompanhando o portal Eu Quero