Como lidar com a ansiedade antes de uma entrevista de emprego

É normal sentir ansiedade antes de eventos importantes. Para quem já sofre com o problema, momentos simples, como uma entrevista de emprego, podem se tornar grandes problemas, fazendo com que o candidato não se saia tão bem e acabe não conseguindo o trabalho. Se esse é o seu caso, saiba que existem algumas técnicas simples que podem ajudar a controlar o nervosismo nessas horas.

Para diminuir os efeitos da ansiedade, é importante manter o controle dos pensamentos. Identificar o motivo do nervosismo pode ajudar a encontrar uma solução mais prática. Para isso, pense no problema e em quais são as possíveis alternativas naquele momento. Às vezes a resolução é mais simples do que parece.

No caso de uma entrevista de emprego, vale utilizar algumas técnicas de meditação e respiração para se sentir mais confortável. Limpar a mente e focar apenas naquele momento são métodos que auxiliam a manter a concentração e consequentemente, liberam o estresse do momento.

Veja cinco dicas para diminuir a ansiedade antes de uma entrevista de emprego:

1. Pratique atividade física regularmente

Calma! Não precisa sair correndo para fazer matrícula em uma academia ou correr 10km de uma vez. Mas praticar exercícios físicos pode, sim, te ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse do dia a dia.

Praticar atividades físicas, além de fazer bem para o corpo, acalma também a mente. Durante os movimentos, o corpo libera algumas substâncias que aumentam a sensação de prazer, como a endorfina. Por isso, costumamos ter um sentimento de bem-estar logo após praticar um exercício.

Uma caminhada leve, yoga, corrida, musculação, pilates ou lutas, não importa a atividade escolhida. O importante é ser algo que você goste e consiga manter uma prática regular. Três vezes por semana já é o suficiente para diminuir a ansiedade. De bônus, ainda é possível melhorar a circulação sanguínea, diminuir o risco de problemas vasculares e tonificar os músculos.

E antes de sair fazendo qualquer coisa por aí, consulte um especialista, ok?

2. Controle a respiração

Uma crise de ansiedade pode surgir por problemas do dia a dia e muitas pessoas não sabem como reagir em casos assim. Além da mente, o corpo também pode sentir o impacto, apresentando sintomas como ritmo cardíaco disparado e dificuldade de respiração. Por isso, é importante saber respirar corretamente.

Em momentos como este, mantenha sua atenção na respiração. O ideal é respirar profundamente pelo nariz, inspirando de forma lenta e enchendo com ar toda a parte abdominal, estufando a barriga ao invés do peito. Expire todo o ar em seguida e repita esse procedimento algumas vezes, até que se sinta mais calmo.   

Essa técnica é simples e pode ser feita em qualquer ambiente. Se estiver em um lugar silencioso, onde é possível deitar, pode combinar com um método de relaxamento. Os dois juntos são capazes de reduzir a respiração ofegante e a possibilidade de taquicardia. 

3. Lembre-se do seu potencial

A entrevista nada mais é que uma conversa para te conhecer melhor. Isso significa que suas habilidades estão dentro das expectativas do contratante e o que ele precisa agora é saber se a sua personalidade condiz com o que ele procura.

Muitas vezes, o candidato fica nervoso e acaba achando que não tem o suficiente para a vaga, mas isso não é verdade. As seleções são feitas justamente para que apenas pessoas capacitadas para aquele trabalho cheguem à fase final, que normalmente é a entrevista. 

Então, se você se sente inseguro, não deixe que a ansiedade tome conta da situação. Foque nas suas habilidades e nas qualidades que pode oferecer ao empregador. Nada de ficar se comparando com outros concorrentes ou achar que não é bom o bastante. 

Uma pessoa confiante tem muito mais chances de ser escolhida. Então, para estar melhor preparado, pesquise sobre a empresa, sobre a área de atuação e mostre interesse no seu desenvolvimento profissional. Mostre que tem propriedade sobre o assunto e que está pronto para assumir a nova função. 

4. Xô, negatividade

Coloque a situação em perspectiva e tente entender se aquilo é mesmo um problema e como pode resolvê-lo. Em situações de estresse e ansiedade, nossa mente tende a ter pensamentos negativos e nos puxar para baixo.

Busque manter o controle de seus pensamentos e pensar de forma positiva. Para pessoas que convivem com ansiedade, pensar positivamente pode ser mais difícil, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

  • Fale em voz alta suas características positivas;
  • Liste coisas que te deixam feliz e tragam boas lembranças;
  • Tente fazer ao menos uma coisa que te faça sorrir ao longo do dia;
  • Tire um tempinho para meditar diariamente.

5. Mantenha hábitos saudáveis

Além de praticar exercícios físicos, dormir bem e se alimentar de forma mais saudável também podem contribuir para diminuir a ansiedade. 

Busque ter oito horas de sono completas na maioria das noites. É difícil manter uma rotina tão regrada o tempo todo, mas que tal aproveitar aquela horinha em que você está deitado olhando as redes sociais para simplesmente deixar o celular de lado e dormir mais cedo?

Alimentar-se melhor também não precisa ser difícil. É importante incluir alimentos ricos em nutrientes em todas as refeições. Isso não significa que você deva parar de comer sua comida favorita, uma pizza com os amigos ou recusar um happy hour depois do trabalho. Mas é possível fazer pequenas substituições, que melhorem a alimentação em geral. Experimente opções integrais no dia a dia, comer vegetais em pelo menos duas refeições e adicionar uma fruta no café da manhã, por exemplo. São pequenos hábitos que acabam fazendo muita diferença para o corpo e a mente, você vai ver!

Uma dica extra: relaxe!

Na noite anterior da entrevista de emprego, nada de ficar revisando currículo, repassando possíveis respostas ou pensando em como se preparar melhor. Ao invés disso, tente não pensar tanto no dia seguinte e distrair a mente com coisas que realmente gosta. Que tal ler um livro ou assistir aquela série que sempre te faz rir? Com a mente mais leve, você certamente terá uma noite de sono melhor e estará mais tranquilo na manhã seguinte.

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