Encontrar profissionais

Como encontrar bons profissionais para trabalhar na sua empresa

O trabalho de recrutamento nunca é fácil. Envolve muitas etapas, entrevistas e análises de perfis para encontrar profissionais que se enquadrem na cultura da empresa e agreguem para que ela alcance seus objetivos. 

Não é a toa que 49% dos profissionais de recursos humanos do Brasil classificam o processo de recrutamento e seleção como difícil, de acordo com levantamento da empresa de consultoria em recursos humanos Robert Half. A pesquisa também apontou que 60% dos entrevistados relataram ter dificuldades em encontrar profissionais para preencher seu quadro de vagas. 

Para a psicóloga organizacional Janete Neves Buss, um dos caminhos para otimizar o processo de contratação passa pelo entendimento de que o processo de divulgação de forma assertiva é uma das etapas mais importantes para o sucesso da seleção.

— Para cada perfil existem meios e ferramentas apropriadas para a atração e captação de profissionais. O recrutador deve identificar os meios de divulgação de acordo com o perfil que a sua empresa deseja contratar — orienta.

É preciso buscar profissionais onde eles costumam estar. Ou seja, para quem busca profissionais de marketing, por exemplo, publicar vagas em grupos do Linkedin ou em outras redes sociais que discutem o assunto pode ser um bom caminho. Outra opção é publicar em canais digitais de relevância voltados para divulgação de vagas e que fazem segmentação, como o Eu Quero SC. 

Anúncios certeiros

Anúncios chamativos, fáceis de encontrar e que sejam objetivos também ajudam a aumentar o número de candidaturas. A equipe de recrutamento precisa ser criativa na hora de divulgar as vagas para garantir que elas transmitam não apenas as exigências dela, mas também um pouco sobre a cultura da empresa. 

— Um anúncio com muitas informações se torna cansativo e muitas vezes o candidato deixa de observar algumas informações importantes sobre a oportunidade. O recrutador deve informar os requisitos mínimos da vaga, apresentando o segmento da empresa e algumas atividades chaves que a função exigirá. Já os benefícios, quando forem atrativos vale destacá-los no anúncio da vaga também. Informações como questões de gênero, idade, tempo de experiência ou qualquer informação excludente ou preconceituosa deverão ficar restritas apenas ao recrutador — orienta Janete.

Além disso, é fundamental que a descrição da vaga seja precisa e leve em conta o que, de fato, a empresa está buscando. Quanto tempo de experiência é necessário para cumprir a função? Qual o nível de senioridade da vaga? É preciso ter habilidades de liderança?

Um bom processo seletivo exige que tanto o recrutador quanto os recrutados saibam muito bem quais são suas expectativas e as deixem claras um para o outro.

Quando as inscrições são muitas

Muito mudou na forma de contratar profissionais com os avanços da tecnologia. Hoje, as equipes de recursos humanos podem contar com o apoio de softwares de gestão de processos para filtrar perfis, realizando uma triagem automática de acordo com os requisitos necessários para cada vaga e otimizando a análise de currículos. 

E quando a tecnologia é aliada à experiência do profissional de RH, os resultados podem ser ainda melhores.

— O recrutador também precisa ter um feeling bem desenvolvido para realizar uma triagem de maneira rápida e assertiva, analisando uma quantidade suficiente de perfis de acordo com os requisitos necessários para cada posição.

Primeira análise 

Depois de usar um software para fazer a triagem, é preciso fazer uma análise minuciosa dos currículos pré-selecionados. Aqui, são muitos os aspectos a serem levados em consideração. 

— A organização, estética do documento, escrita de forma adequada, estabilidade profissional, experiência técnica e região onde reside o candidato são indicadores importantes ao analisar um currículo. Já os aspectos comportamentais não são relevantes na análise curricular, pois os mesmos serão observados e validados durante a entrevista.

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