Cinco dicas para procurar um novo emprego estando empregado

Pensa em mudar de emprego estando empregado, mas não sabe como? Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com essa situação e não sabem como agir

Geralmente a insatisfação com o trabalho é a grande motivação para procurar outro emprego. Isto é muito comum de acontecer, mas requer muito cuidado, pois existem atitudes certas para procurar um novo emprego sem criar problemas com a empresa atual.

Ética e profissionalismo são duas palavras muito importantes neste momento. Por mais que não queira mais trabalhar na empresa e esteja aborrecido com algum acontecimento, sair de portas abertas é fundamental para a sua carreira. Por isso o Eu Quero separou 5 dicas para procurar um emprego estando empregado.

1 – Tenha certeza da sua decisão

Se você busca uma promoção ou está insatisfeito com alguma coisa, procure conversar com os gestores primeiro. Exponha o seu objetivo, os motivos do merecimento da promoção e os seus problemas em relação ao desempenho da função e a empresa.

Nada melhor do que a boa e velha conversa. Antes de procurar um novo emprego, tenha certeza da sua decisão. Se a empresa não puder atender as suas necessidades, então deixe claro que irá procurar uma nova oportunidade no mercado. 

2 – Seja sincero

Seja honesto consigo mesmo e com a empresa. Conte ao seu chefe que está à procura de um novo emprego. Se tiver espaço para um feedback, conte sua experiência e os seus motivos com o intuito de ajudar, fazendo uma crítica construtiva.

De acordo com a gestora de RH Letícia Polli dos Anjos, é recomendável que saia da empresa de uma maneira adequada, pois futuramente o profissional pode querer voltar à empresa ou até mesmo encontrar o gestor em outra situação no mercado de trabalho.

“É importante ter sempre boas referências e boas relações. Deve-se falar logo que a decisão for tomada para que a empresa também se prepare para a saída dessa pessoa e treinar outro profissional para assumir o cargo e não deixar a empresa em apuros”, explica a especialista.

3 – Não deixe a busca por um novo emprego interferir no seu trabalho

Mantenha o rendimento das entregas no trabalho. Você ainda está contratado e deve exercer as suas atividades. A busca por um novo emprego pode causar distração e desinteresse, mas lembre-se, saia com as portas abertas. Deixar a empresa na mão não está na sua lista de atividades. 

Por isso, continue o seu trabalho, como sempre fez e procure não deixar nenhum projeto inacabado. A sua postura será lembrada pelos seus gestores e você pode precisar de uma indicação e uma carta de recomendação no futuro.

4 – Mantenha o profissionalismo

Procure marcar as entrevistas no horário do almoço, após o expediente ou no final de semana. O recrutador sabe que você tem um trabalho e será compreensivo, pois estão acostumados com isso. Entrevista por vídeo conferência é uma boa opção para essas horas. Se por algum motivo a entrevista tiver que ser no seu horário de trabalho, seja sincero com o seu gestor, não minta. Os recrutadores conversam, pedem referências uns aos outros e isso por acabar mal para você.

Não use a estrutura do emprego atual para auxiliar na sua busca. Use seu e-mail e telefone particulares, por exemplo. Não faça nada no horário de trabalho para não interferir nas suas atividades, que ainda estão contratadas.

Leia também: Os erros mais cometidos nas entrevistas de emprego

Seja correto com as duas empresas e saia de uma e entre em outra sendo profissional. Após a decisão e o pedido de demissão, negocie para que o início na nova empresa não seja imediato, assumindo seu compromisso com o antigo trabalho e encerrando as suas atividades com todos os projetos entregues.

5 – Use as plataformas online

A tecnologia trabalha a nosso favor em todos os momentos. Novas oportunidades são publicadas a todo tempo nas redes sociais e plataformas de busca de empregos, como o site Eu Quero. Por isso, cadastre-se e use essas ferramentas para procurar um novo trabalho. Também trabalhe para que seja visto nas plataformas. Faça postagens do seu trabalho e participe de fóruns na sua área. Os recrutadores buscam profissionais em plataformas como o LinkedIn.