Carreira na área de vendas

Carreira em vendas: 6 dicas para quem quer começar a trabalhar nesta área

Você pensa em trabalhar com vendas? Pois saiba que não basta entrar na loja ou empresa e receber os clientes. Existe um processo longo e detalhado nos bastidores para que alcance o sucesso. E esta é uma área de mercado que traz muitas possibilidades para construir uma carreira de sucesso. Por isso, quanto mais estudar e se dedicar, mais crescerá. 

Trabalhar com vendas requer certas habilidades e muita vontade de aprender. Cada cliente traz uma nova experiência e uma percepção diferente de como lidar com o público. Primeiramente para exercer esta profissão, é preciso ter inciativa, afinal o cliente espera que você solucione o problema dele.

Você pode optar pela venda direta ou indireta, optando pela maneira que melhor se encaixa com o que você busca profissionalmente. A principal diferença entre as duas está na distribuição. A venda indireta é feita por meio de uma empresa ou loja, no modelo de atacado ou varejo, com um intermediário entre o produto e o consumidor.

Já na venda direta, o vendedor leva o produto direto para o consumidor, sem precisar de um estabelecimento comercial fixo para fechar o negócio. A venda direta de produtos ou serviços é feita na base do relacionamento entre empreendedores independentes e seus clientes, com total autonomia para fazer a gestão do seu negócio, sendo muitas vezes, mais uma fonte de renda.

De acordo com a ABEVD, os vendedores independentes representam em média três marcas, com uma renda mensal de R$ 1.639,00, e o setor de Cosméticos e Cuidados Pessoais lidera as vendas com 52%, seguido de Roupas e Acessórios (22%). Além disso, hoje, o número de vendas nos ambientes digitais se iguala ao número dos ambientes físicos, impondo que profissionais se adaptem para vender online

Se você pensa em entrar para esta área, veja dicas para começar:

  • Conheça o mercado

Sua principal e primeira tarefa é saber tudo sobre o que você vai vender, a empresa e o mercado de atuação. Seja um especialista do produto/serviço que vai oferecer. Conheça o produto, o que é, se pergunte quais soluções ele entrega e como funciona. Se possível, use, teste. Acredite no seu produto! Também estude a história da empresa, o mercado e os concorrentes. Saiba exatamente a sua posição no mercado.

  • Conheça seu público

Conheça seu público-alvo e as necessidades dos clientes que buscam o seu produto. Saiba entregar as soluções que eles querem com o seu produto ou serviço.

  • Entenda o processo

Vender não é simplesmente atender o cliente e mostrar o produto. Existem várias etapas do processo até concluir a venda. Admita isso e comece a estudar para fazer vendas assertivas. Crie um método para apresentar o seu produto ou serviço. 

  • Estude as técnicas de vendas

Estude as técnicas de venda para fazer as perguntas certas, analisar as necessidades do seu cliente e entregar valor, e não preço. Se pergunte do que a pessoa precisa, e quais são os problemas que pode resolver com essa compra.

  • Acompanhe seus resultados

Quer vender mais? Anote suas atividades e os resultados. Veja no que pode melhorar e o que pode fazer diferente para atrair os clientes ou concluir a venda. Enxergue as oportunidades analisando seu trabalho em todas as etapas. Desenvolva e controle o seu próprio desempenho para alcançar os seus objetivos.

  • Use e abuse da experiência

Experiência se ganha na prática e se você nunca trabalhou com vendas, é hora de acertar, errar e corrigir os erros. Busque feedbacks dos seus clientes, converse, troque experiências e ouça com atenção para aprender tudo sobre a área. 

Quer mudar de carreira ou começar a trabalhar com vendas? Acesse a página de vagas do Eu Quero e comece já a mudar o seu futuro.