5 séries do Globoplay para quem está a procura de emprego

Além de entreter, as produções podem servir de inspiração para quem busca trabalho

O Brasil fechou o ano de 2019 com cerca de 11,6 milhões de desempregados, segundo dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A procura por um emprego formal é grande, mas muitos enxergam neste momento a oportunidade de mudar de área ou até empreender. Para se inspirar existem muitos conteúdos que podem ajudar. Os mais tradicionais são livros, vídeos e podcasts sobre carreiras e com histórias de empreendedores que alcançaram o sucesso, mas é possível se inspirar também nas séries, afinal várias delas baseiam o enredo ao redor da profissão do protagonista. 

A plataforma de streaming brasileira Globoplay, da Globo, traz um catálogo recheado de atrações nacionais e internacionais, que apresenta opções que vão de títulos premiados a produções exclusivas. Confira abaixo cinco séries disponíveis na plataforma, com profissões de diferentes segmentos.

Sob Pressão

A série nacional retrata o cotidiano dos funcionários de um hospital público na periferia do Rio de Janeiro. Os protagonistas Dr. Evandro (Júlio Andrade) e Dra. Carolina (Marjorie Estiano) fazem juntos os atendimentos no hospital. Ele com olhar cético sobre a vida e ela encontra na fé os refúgio para enfrentar os problemas. A história expõe a realidade vivida por pessoas que decidem trabalhar na área de saúde. Medicina é uma das faculdades mais disputadas no Brasil e a produção pode ajudar quem tem dúvidas a conhecer, mesmo que na ficção as dores e delícias da profissão.

Sessão de Terapia

Esse é outro título nacional que tem a história retratada baseada em uma profissão. O ambiente de Sessão de Terapia é um consultório de psicanálise, e a série apresenta o dia a dia pessoal e profissional do analista Theo – interpretado por Zé Carlos Machado. Selton Mello dirige a produção, original Globoplay. Os outros personagens ganham vida com o trabalho dos atores Nathalia Timberg, Cecília Homem de Mello, Fabíula Nascimento e Morena Baccarin.

Aruanas

Esta série reúne um elenco renomado de atrizes brasileiras, entre elas Taís Araújo, Débora Falabella, Camila Pitanga e Leandra Leal. Na história, elas fazem parte de um grupo que luta pela da preservação da Floresta Amazônia. As mulheres descobrem a ligação de garimpos ilegais com uma renomada mineradora nacional que atua na região, além de casos de assassinatos e ameaça aos povoados indígenas que habitam o local. O tema central dessa produção debate o ativismo e o futuro da biodiversidade brasileira. A série, produzida exclusivamente para a plataforma Globoplay, pode despertar nos espectadores um desejo por aprender e trabalhar com lutas sociais e ambientais, bem como o interesse por questões políticas. 

Scandal

Lançada em 2013, esta é uma série de TV que já tem sete temporadas, quatro delas já estão disponíveis no Globoplay. A personagem principal, Olivia Pope (Kerry Washington) é ex diretora de comunicação da Casa Branca. Ela abre uma empresa de gerenciamento de crises, com um time poderoso de advogados, que protege a reputação da elite do país, evitando a divulgação de possíveis escândalos e notícias negativas. Apesar de não ser mais uma funcionária do governo, ela não consegue se desvencilhar do passado profissional. A série retrata, de maneira fictícia, como é a vida na política dos EUA e como os advogados agem para solucionar crises.

The Good Doctor

Histórias médicas são um enredo popular em todo o mundo. The Good Doctor não é diferente e cativa o público ao ter como protagonista um jovem cirurgião que é autista, que lida com preconceito da equipe de trabalho. Ele é interpretado pelo Freddie Highmore, que ganha elogios pela atuação sensível que apresenta na série. O autismo ainda é pouco representado na TV e no cinema, e essa produção representa um retrato realista sob o tema. A evolução apresentada pelo personagem explica como quem tem o transtorno se sente e como é possível apoiá-los. Essa série inspira não apenas para a área de medicina, trazendo a quem assiste uma visão sobre superação de obstáculos e de que é possível ter sucesso em qualquer segmento com estudo contínuo e resiliência. 

Aproveite a inspiração para se recolocar no mercado. O Eu Quero reúne as principais vagas e oportunidades de Santa Catarina. Confira.