5 cursos gratuitos online para quem quer trabalhar com tecnologia

Nos últimos anos, o Brasil já vivia  um período difícil para quem tentava entrar no mercado de trabalho. Com a pandemia, a situação se agravou e a taxa de desemprego foi para 14%. Neste cenário, é preciso ter diferenciais na hora de buscar uma vaga. O currículo que possui cursos extras tem mais valor e se destaca nos processos seletivos. Por isso, diversas iniciativas oferecem cursos online gratuitos que podem ajudar as pessoas a terem uma certificação e a entenderem melhor seu espaço no mercado de trabalho.

Aos que manifestam interesse em atuar no setor de tecnologia, há inúmeras opções de cursos introdutórios que podem ser feitos em casa e sem custo. Em geral, eles são de curta duração e oferecem conhecimentos básicos da área, opção ideal para quem ainda não tem qualificação e está procurando o primeiro emprego nesse campo.

O Eu Quero SC separou cinco cursos online e gratuitos para quem quer trabalhar com tecnologia:

  1. Introdução ao Controle de Sistemas
    É um curso do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, preparado pelos professores da instituição. Ele apresenta os principais conceitos do controle de sistemas e mostra suas vantagens e importância para a modernidade. São aproximadamente 19h de duração, com prazos flexíveis para a conclusão e certificação ao final.

  2. Introdução a Arduino, o básico para começar
    Esse é um curso oferecido pela UFRGS, a segunda melhor universidade federal do Brasil, de acordo com a CWUR (Center for World University Ranking). Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica utilizada mundialmente para criar ferramentas acessíveis, com baixo custo e fáceis de usar. O conhecimento dessa ferramenta é essencial para quem busca trabalhar Automação ou Eletrônica. São necessárias 20 horas para completar o curso e o aluno recebe um certificado no final.

  3. UX / UI: Fundamentos do design de interface
    Cada vez mais as empresas se preocupam com a experiência de seus clientes ao utilizarem seus aplicativos, sites, assistentes virtuais, entre outros. Esse curso oferece uma visão de como criar a melhor experiência para um usuário, formas de gerar ideias e princípios básicos de design. As aulas são oferecidas pela USP, uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil. A carga horária é de aproximadamente 18 horas

  4. Torne-se um cientista de dados
    Cada vez mais as pessoas estão imersas no mundo virtual. Por isso, milhares de dados são deixados a cada clique, portal e rede social acessada. Aprenda a interpretar esses dados com o curso do LinkedIn. São 32 horas de conteúdo que abordam desde estatística até mineração de dados. Ao final, o aluno recebe um selo de conclusão da plataforma.

  5. Introdução ao Linux
    Quem almeja trabalhar com programação, ciência da computação ou tecnologia da informação, precisa saber como usar o Linux, um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo. O curso de introdução ao Linux também é oferecido pela UFRGS, oferece certificação e tem 20 horas de aula.

Para um recrutador, a realização de cursos é sinal de que o candidato não é uma pessoa acomodada, mas sim alguém que busca qualificação e crescimento profissional.

Para aumentar as suas chances de contratação, leia os demais conteúdos do Eu Quero SC e acesse a página de vagas para começar a mudar seu futuro.