2020 ainda tem nove feriados prolongados e oportunidades para lucrar com as pausas

Os feriados podem prejudicar ou ajudar o seu negócio? Neste ano de 2020 teremos nove pausas prolongadas, além das datas comemorativas. Para alguns empresários isto significa lucro e para outros menos dias úteis para produção. 

Mas tudo depende do planejamento de todos os setores da empresa, tanto para o lucro, quanto para dias não trabalhados. Não adianta você abrir o seu comércio, por exemplo, se não informar os seus clientes. Os feriados também exigem os itens mais básicos da sua lista de planejamento para tudo dar certo.

Nos feriadões, os brasileiros buscam descansar aproveitando um passeio em família e com os amigos, viajar, ir a bares e casas noturnas e colocar as pendências em dia. Este é um nicho que aumenta a demanda durante os feriados. Hotéis, restaurantes, casas noturnas, bares, salões de beleza e supermercados são alguns exemplos de negócios que são muito procurados em dias de feriados.

Por tanto, é possível enxergar este ano como uma oportunidade de lucro, pois são quase o dobro de feriados de 2019. Planejar estas datas é essencial para encantar novos clientes e fazer uma entrega perfeita. Entretanto, é necessário calcular os riscos de prazos e execução de serviços para evitar o impacto negativo nas finanças.

Os nove feriados caem em dia útil e com possibilidade de emendas. Dependendo do seu negócio e do bom senso, é melhor abrir ou fechar nestes dias de folga. Os empresários também devem pensar nos funcionários, pois um dia de descanso é um ganho motivacional, onde o colaborador volta mais feliz e descansado para uma nova semana de serviço. Analise com sua equipe os fatores negativos e positivos de um ou dois dias de folga e decida se isso fará bem para a saúde financeira da empresa. 

Veja os próximos feriados (nacionais) de 2020:

• 10 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa

• 21 de abril (terça-feira): Tiradentes

• 1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho

• 11 de junho (quinta-feira): Corpus Christi

• 7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil

• 12 de outubro (segunda-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil / Dia das Crianças

• 2 de novembro (segunda-feira): Finados

• 15 de novembro (domingo): Proclamação da República

• 25 de dezembro (sexta-feira): Natal

Leia também: Quer trabalhar na área de restaurantes? Descubra 10 funções do setor em que você pode atuar

Comemorações também precisam estar no radar

Vale também ficar atento aos feriados estaduais e municipais, às datas comemorativas como os Dias das Mães, Pai e Namorados, a Páscoa, Halloween e as tradicionais festas juninas, por exemplo, além das trocas de estação. São tantas datas comemorativas este ano que o foco é se planejar a agarrar cada oportunidade, dando o seu melhor para atender e fidelizar o cliente. Tudo é motivo para criar conteúdo e ações para dar visibilidade e credibilidade ao seu negócio.

Todos os setores tem motivos para comemorar: no Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), é possível promover eventos culturais; profissionais da área da saúde podem aproveitar o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) para promover e ajudar a causa; e assim por diante. As áreas de tecnologia, alimentação, eventos e meio ambiente, são alguns exemplos de grupos que podem se beneficiar das datas comemorativas. 

No Dia do Consumidor, por exemplo, comemorado neste dia 15 de março, é uma brecha para agradar o seu cliente. Seja com um presente, um cupom de desconto ou uma mensagem de agradecimento por um dia, uma semana ou um mês. Você decide a proporção que a sua ação deve ter e mensurar o impacto de cada data no seu nicho de mercado.

Alinhe com a equipe de colaboradores

Abrir em dia de feriado significa movimento, para isso a equipe deve estar completa e treinada, os clientes devem ser avisados com antecedência por todos os meios de comunicação e o estoque deve estar completo. Tudo pronto para abrir em um dia de feriado? É hora de lucrar.

Visualize os prós e contras, combine com os seus funcionários e veja qual é o objetivo principal do seu negócio diante dos feriados. São oportunidades de lucro ou até mesmo de descanso para voltar com mais energia para o trabalho. Você decide o rumo e o futuro da sua empresa.

Confira mais dicas em Eu Quero