10 características para ser um candidato de atitude

Entre tantas competências e qualificações, muitas vezes o diferencial de um candidato para conquistar a vaga de emprego é a atitude

O posicionamento de um candidato durante uma entrevista de emprego também é analisado e chama a atenção do recrutador. Você pode se destacar entre os outros candidatos no e-mail de apresentação, na hora da entrevista, por telefone, considerando algumas qualidades ao seu comportamento. Por isso, vamos te mostrar 10 características que definem uma pessoa de atitude.

Disposição

Esteja disposto para todas as atividades. Mantenha-se motivado e com energia para trabalhar todos os dias. A rotina, o excesso de tarefas e demandas, a falta de estrutura e o emocional podem desmotivar o colaborador. Por isso, busque a sua disposição e faça o seu dia render positivamente. Cuide da sua saúde apostando em uma alimentação saudável, na qualidade do seu sono e nos exercícios. Organize a sua rotina e os seus horários, mantenha o ambiente de trabalho organizado e uma boa relação com os outros profissionais.

Pontualidade

Comece sendo pontual na sua entrevista de emprego e nos prazos de entrega de currículo ou testes da empresa. A pontualidade é importante em qualquer ocasião. Deixar um cliente esperando ou se atrasar para uma reunião importante não são atitudes positivas. Por isso, ajustar o relógio e cumprir a sua agenda no horário é uma das prioridades. O atraso pode gerar uma cadeia de problemas que envolvem entregas, reuniões e produtividade. Sendo pontual, você consegue cumprir todas as tarefas do dia sem pressa, com a cabeça fresca e pronto para ter novas ideias.

Proatividade

Ser proativo significa ter iniciativa. Buscar soluções, produzir algo, agir e pensar em coisas novas que impactem positivamente no trabalho., antes mesmo de ser provocado pelos gestores. Levar uma ideia diferente para uma reunião, desenvolver um projeto novo, são alguns itens que tornam uma pessoa com atitude.

Respeito

Tenha respeito pelo próximo e pela hierarquia organizacional da empresa. Respeite o espaço do outro, o trabalho e a conquista do seu colega. Construa sua própria história e ajude os outros profissionais no trabalho, compartilhe conhecimento, ouça e dê sua opinião. A ausência do respeito resulta em um ambiente com conflitos e problemas.

Interesse em encontrar soluções

Se você tem um problema, busque uma solução. Seu chefe vai pedir isso mesmo, então é melhor ser proativo e quando for relatar o seu problema, esteja no caminho de resolver tudo. Troque ideias sobre a sua conclusão e aguarde a aprovação. Ninguém gosta de problemas e ficar sentado esperando uma solução traz mais problemas, pois atrasa o trabalho. Ter atitude nessas horas vai deixar o seu chefe satisfeito com o seu interesse em continuar trabalhando.

Trabalho em equipe

Conhecimento é uma das riquezas que você pode possuir e nada melhor do que dividir e aprender coisas novas com os seus colegas de trabalho. O ambiente onde todos partilham e tem um bom relacionamento torna a empresa saudável e um lugar onde os profissionais podem desenvolver novas competências. Quando um grupo troca ideias e juntam conhecimento, o trabalho pode ser muito mais produtivo e ter resultados melhores.

Bom relacionamento interpessoal

Evite atritos, tenha empatia e respeito e mantenha um bom relacionamento no seu ambiente de trabalho. Você passa, pelo menos, metade do seu dia trabalhando e convivendo com os seus colegas de escritório. Trabalhar em harmonia e com um clima saudável influencia diretamente em toda a sua vida. Por isso, o bom relacionamento interpessoal no trabalho é tão importante. Faça isso por um lugar que você queira estar todos os dias, crescendo e vencendo.

Leia também
O que você precisa saber antes de se candidatar a uma vaga de emprego

Atenção

Preste atenção no seu trabalho e nas atividades realizadas. Evite distrações e mantenha o foco. Existem muitas maneiras de driblar os desafios no ambiente de trabalho. Se você não se concentra com barulho, use um fone de ouvido, por exemplo, ou opte pelas ferramentas off-line para não receber notificações de e-mail e redes sociais e se distrair. Quando você começar uma tarefa, dedique-se a ela, mergulhe neste trabalho e entregue o seu melhor. Erros bobos podem não ser tolerados por falta de atenção.

Comprometimento

Seja comprometido com o seu trabalho e se esforce para alcançar o objetivo. Defina suas prioridades na vida e encaixe todas elas para que você consiga dar conta de todas. Crie suas próprias metas no trabalho e monitore o rendimento e a produtividade para atingir os resultados desejados. 

Organização

Seja organizado com os prazos de entrega, informações enviadas por e-mail e conversadas em reuniões, com as suas ferramentas de trabalho e suas tarefas. Tenha agenda, calendário, post-it, blocos de notas e tudo mais o que for preciso para anotações e lembretes. Não perca os prazos e se organize com as informações recebidas para não ficar perguntando. A organização da sua mesa de trabalho também influencia na sua produtividade. Um ambiente não poluído visualmente e organizado facilita na hora de achar o que você precisa, sem perder o timing.

Confira mais dicas acompanhando o portal Eu Quero